Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

17 de novembro de 2010

Gravidez na adolescência é quando ocorre uma gestação com jovens até 21 anos e que geralmente não é uma gravidez desejada.
Vale destacar que a gravidez não é concebida por um único ser, o rapaz tem que ter sua parcela de responsabilidade.

A adolescência já é uma fase complexa da vida e temos que lhe dar com muitos assuntos, principalmente sobre o nosso futuro.
A gravidez pode complicar ainda mais a vida de um casal de adolescentes, pois requer o desejo de ambos em constituir uma família.
Os primeiros problemas já podem acontecer no início da gravidez e podem ser diversos: risco de um aborto espontâneo ocasionado por falta de informação e falta de acompanhamento médico adequado, até risco e vida causado por atitudes desesperadas e irresponsáveis, como a ingestão de remédios abortivos.
Um outro problema, é a rejeição da família, é comum que pais abandonem seus filhos quando descobrem que seus filhos vão ter um filho inesperado, quando deveriam era dar apoio, assistência e proteção.
Uma aluna, do nosso colégio, concordou em responder algumas perguntas:



Como evitar ?

É comum conversas sobre assunto e geralmente rolam conversas sobre estratégia sobre como não engravidar, a formas, a famosa tabelinha, como interrompido, sexo anal entre muitos outros.
Mas o melhor jeito são os métodos contraceptivos, existem muitas formas eficientes de não engravidar, aqui colocarei as principais:

Espermicida


Espermicida é um produto, uma espécie de gel, comprado em farmácias sem a necessidade de receitas médicas e utilizado para matar ou imobilizar os espermatozóides evitando que eles cheguem ao óvulo. É aplicado na vagina pouco antes da relação sexual, mas não oferece o mesmo grau de proteção que a camisinha, por exemplo. O ideal é que seja usado junto com a camisinha aumentando assim sua eficácia.


Camisinha


É o método mais seguro chegando a oferecer 90% de segurança em relação a gravidez. Além da gravidez previne também todo tipo de doença sexualmente transmissível. Além disso, pode ser utilizada tanto pelo parceiro (camisinha masculina) quanto pela parceira (camisinha feminina). Outra vantagem é que sua aquisição é fácil. Tanto poder ser adquirida gratuitamente nos postos de saúde como comprada a um preço módico em supermercados e farmácias. O único cuidado que deve ser tomado é o de observar se o produto tem o selo do imetro e se está dentro da data de validade

Pílulas anticoncepcionais


Um dos métodos contraceptivos mais populares as pílulas ocupam o primeiro lugar no ranking dos métodos mais usados pelas meninas. Isso acontece, primeiro porque sua fama de método seguro é grande, segundo porque o acesso a esse produto também é muito fácil. Embora isso seja errado a maioria das farmácias não pede receita médica no ato da compra e muitas mulheres fazem uso desse medicamento sem orientação médica. É importante salientar que essa atitude não deve ser cultivada. O uso de qualquer medicamento por iniciativa própria é arriscado à saúde. As pílulas costumam provocar efeitos colaterais como aumento ou redução de peso, dores de cabeça, náuseas, tonturas, entre outros.

Então, não restam dúvidas que o melhor jeito de não obter uma gravidez indesejável é com a prevenção correta e conscientização tanto de parte masculina quanto feminina.

Portanto, jovens, prevenção é tudo!

0 comentários: