Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

30 de junho de 2009



Por razões historicamente determinadas temos sido levados a pensar a Educação física, e conseqüentemente a Educação Física escolar como produtora de aptidão física e rendimento padronizado, valorizando assim a preparação de atletas, a competição, o individualismo.
Em contrapartida a Educação Física atualmente alcança novas visões e concepção de educação, ser humano. Tendo isto em vista implantamos o projeto de DANÇA NA ESCOLA com o objetivo de proporcionar aos nossos alunos a vivência do corpo e de atividades da cultura corporal, por reconhecermos que através destas atividades estaremos possibilitando novos conhecimentos, trocas de experiências, e a resignificação da educação física escolar e do corpo.
Até o momento, podemos constatar que desde a sua implantação em 2001, houve resultados significativos no progresso do desenvolvimento dos educandos: autonomia corporal e intelectual, socialização, cooperação, responsabilidade, avanços na aprendizagem, cultivando assim as possibilidades da expressão corporal, nas atividades rítmicas e expressivas.
O projeto acontece no turno oposto ao que o aluno estuda, sob a orientação da professora de Educação Física Fabiane Alves Menezes, sem nenhum custo para o aluno. Neste ano de 2009, as turmas foram divididas da seguinte forma:
Segunda - feira - 15:00h ás 16:00h - alunos das 5ªseries do matutino.
Terça-fira - 13:30h ás 15:00h - alunos das 6ª e 7ªseries do matutino.
Sexta-feira - 8:30h ás 10:00h - alunos do vespertino

Além disso, explicitamos a relação entre criar, executar e observar como meta para avaliação das atividades rítmicas, expressivas. Dando oportunidade aos alunos de demonstrarem seus “talentos” nas Mostras de arte e movimento (projeto que acontece anualmente sob a orientação da professora Fabiane Alves Menezes) e em outros eventos da escola.
Sendo assim, estaremos compreendendo a Educação Física escolar segundo os PCN “ como uma disciplina que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir dos jogos, dos esportes, das danças, das lutas e das ginásticas, em beneficio do exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida.” e promovendo-a de forma democrática e não seletiva, dando oportunidade a todos os alunos para que desenvolvam suas potencialidades.

“UM PASSO DE DANÇA HOJE, PODE SER A DETERMINAÇÃO PARA UMA REALIZAÇAO BRILHANTE AMANHÃ.”

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns professroa Fabiane por sua dedicação e talento!

Angélica disse...

Parabéns Fá por esse projeto maravilhoso!