Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

14 de setembro de 2014

Gabriel Oliveira Brito, medalha de prata nas Olimpíadas Brasileiras de Física 2013.
Professora Rita Cristina responsável pela participação dos alunos do Polivalente no evento.
Parabéns, Gabriel!
Parabéns Rita Cristina!



Como Funciona a Olimpíada Brasileira de Física ?

Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa permanente da Sociedade Brasileira de Físca (SBF) destinado a todos os estudantes do ensino médio (antigo 2º grau) e da última série do ensino fundamental. Este programa teve início em 1999.

Objetivos

Por meio da OBF a Sociedade Brasileira de Física (SBF) em colaboração com os vários Institutos e Departamentos de Física de Universidades Estaduais, Federais e CEFETs elaborou um projeto que, a exemplo de quase uma centena de países, visa usar as competições intelectuais como veículos capazes de despertar e estimular o interesse pela Física, melhorar seu ensino, incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas e prepará-los para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF) como forma de comparar, no nível do ensino médio, nosso ensino com o de outros países.
O projeto OBF que recebe o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) tem entre suas ações:
A manutenção de coordenações estaduais que com a Comissão da Olimpíada Brasileira de Física (COBF) coordenam e organizam a OBF em nível nacional. Esses coordenadores juntamente com a COBF e seus ex-presidentes constituem o Conselho da OBF;
  • O estabelecimento de uma Secretaria localizado na sede da SBF, em São Paulo, para centralizar os trabalhos de divulgação e coordenação das atividades olímpicas e para apoiar os Coordenadores Estaduais;
  • Estabelecimento de um canal de comunicação constante com os estudantes, professores e escolas através da revista A Física na Escola, do portal da Internet e de cartazes e folhetos que são enviados a todas as escolas e professores cadastrados.

Provas

A OBF é realizada em três fases

Primeira fase

A primeira fase é realizada em todas escolas participantes e é obrigatória. Caso menos de três alunos de uma série de uma escola tenham obtido a nota mínima para a segunda fase, o sistema completará automaticamente esse número indicando aqueles com nota mais alta dentre os alunos que não passaram.
A prova da primeira fase é constituída de questões de múltipla escolha, os alunos da 9° ano do ensino fundamental e 1° ano do ensino médio farão a mesma prova e os alunos do 2° e 3° anos do ensino médio farão a mesma prova. Todos os alunos deverão escolher 20 das 30 questões disponíveis, com algumas restrições para os alunos do 1° e 3° ano. A correção da primeira fase é feita pela própria escola, cabendo ao professor credenciado passar as notas para a coordenação estadual.

Segunda fase

A segunda fase é realizada nas sedes designadas pela coordenação estadual e dela participam todos os alunos que tenham obtido a nota mínima na primeira fase da olimpíada.
A prova da segunda fase é parciamente dissertativa. Mesma prova para alunos do 9°ano EF e 1° ano EM e outra para alunos do 3° e 2° ano, devido às diferença de grades curriculares, deverão escolher oito dentre as 16 questões apresentadas, havendo questões exclusivas para alunos do 9° e 2° anos.
A segunda fase é usada em diversos estados para a premiação estadual de seus estudantes.

Terceira fase

A terceira fase é realizada nas sedes designadas pela organização da OBF e dela participam todos os alunos que tenham obtido a nota mínima estipulada para a segunda fase da olimpíada.
A terceira fase é composta de uma prova experimental e uma teórica para os alunos da 9° ano e 1° e 2° ano do EM e somente de uma teórica para os alunos do 3° ano do EM.
Os participantes do 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio terão 8 (oito) questões para serem resolvidas. Os estudantes da 1ª série e da 2ª série do ensino médio, terão 16 (dezesseis) questões das quais o participante escolherá 8 (oito) para resolver, de acordo com as instruções específicas no caderno de resposta.
São as notas da terceira fase que contam para a premiação nacional e também para selecionar os alunos que irão para as seletivas para as OIFs (IPhO e OIbF).

0 comentários: