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2 de setembro de 2009



PROJETO: A QUÍMICA E O MEIO AMBIENTE


INTRODUÇÃO

A química está presente em tudo o que existe ocupando lugar no espaço. O próprio corpo humano e quase tudo o que ele utiliza é química, pois, são todos constituídos por um aglomerado de átomos que se aglomeram para formar suas respectivas estruturas.
A maioria das matérias, utilizadas pela espécie humana, corresponde a misturas, uma vez que são compostas por duas ou mais substâncias puras. No entanto, algumas dessas misturas são, muitas vezes, consideradas como sendo puras. A água, por exemplo, é uma matéria composta por vários sais minerais dissolvidos e, mesmo sendo uma mistura, por ser um recurso natural, indispensável à vida, é considerada, por muitos, como sendo uma substância pura.
O uso indiscriminado da água tem provocado grandes impactos ambientais, e objetivando sensibilizar os jovens para um consumo racional da água, os alunos da 1ª (primeira) série do Ensino Médio transversalizaram o conhecimento construído em sala de aula sobre misturas e separação de misturas com os problemas ambientais correspondentes a água e a sua poluição.

METODOLOGIA

Em cada turma da 1ª (primeira) série do Ensino Médio foram organizados grupos quetrabalharam na ETA (Estação de Tratamento de Água) e na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto). Nas estações de tratamento, os estudantes observaram a qualidade da água, desde quando ela chega na estãção até a sua saída, classificando-a como sendo uma mistura homogênea, uma mistura heterogênea, ou ainda, uma substância pura.
A visita nas estações compreendeu uma aula prática e de campo, pois, permitiu aos discentes acompanhar cada etapa do tratamento da água e do esgoto num espaço de aprendizagem diferente do ambiente da sala de aula.
Após a aula prática e de campo, os alunos construíram uma maquete da estação que visitou, focando, principalmente os aspectos químicos da água enquanto substância pura ou mistura, e sendo mistura, quais técnicas de separação de misturas foram aplicadas para tratar ou despoluir um pouco mais a água utilizada no dia-a-dia pelas pessoas. No término de todo esse processo, cada grupo apresentou para a classe as condições químicas da água nas estações, a maquete e as suas conclusões sobre o consumo da água como matéria disponível na natureza para a manutenção da vida, e sobre os impactos ambientais ocasionados pelo uso incorreto desse recurso natural em níveis iniciais de escassez.

CONCLUSÃO

Os estudantes conseguiram desenvolver suas habilidades artísticas durante a construção das maquetes, que por sua vez, aproximaram-se bastante de como são as estações de tratamento na realidade. E, outros fatores até mais importantes foram: a percepção do quanto o consumo humano provoca impactos na natureza, relacionando o conhecimento teórico com a prática, tão presente na vida cotidiana das pessoas, que até passa por despercebido enquanto ciência experimental que é.
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